
Remoção a Laser de Pigmentos
O laser é o tratamento mais seguro e eficiente na remoção de tatuagem, pois ele é seletivo, ou seja, atinge somente o pigmento da tatuagem, não prejudicando a pele ao redor. Ele trabalha com pulsos de energia extremamente curtos em nano segundos, o que além de ser menos dolorido, também não danifica outras camadas da pele. É eficiente, pois, ao ser aplicado sobre a tatuagem ou micropigmentação, os pigmentos absorvem seletivamente a luz do laser e fragmentam-se em micropartículas que serão, ao longo de algumas semanas, eliminadas do corpo através do sistema linfático.
Trabalhamos com a tecnologia do ND-YAG Q SWITCHED: 1.064/532 NM INKIE, que emite dois comprimentos de onda diferentes para se adaptar à cor do pigmento a ser tratado (532 nm e 1.064 nm), atingindo cores quentes e frias. Dessa forma, sua ação é mais eficaz e oferece menos riscos de danificar os vasos adjacentes. Esse equipamento possui qualificação ANVISA e alta potência que proporciona melhor eficácia.
-
EXECUÇÃO DO PROCEDIMENTO
O laser não provoca nenhum tipo de cicatriz, ele atinge somente o pigmento fragmentado em micro partículas, sendo, então, capturado pelos macrófagos e eliminado pelo sistema linfático. Os pelos não caem! A ponteira utilizada para a remoção da micropigmentação não danifica os pelos. Para cada caso é utilizada uma potência e ponteira distintas para não lesionar a pele e gerar cicatrizes. Respeitamos o tempo para a recuperação completa da pele entre as sessões.
É o próprio organismo que elimina a tinta que foi quebrada pelo laser. Por esse motivo é impossível saber a quantidade de sessões em cada caso, porque depende da quantidade de tinta que foi depositada na sua pele. E além da quantidade de tinta, depende ainda da qualidade dessa tinta. Se for uma tinta mais pesada, ela persiste mais para sair. E depende também da resposta do organismo de cada pessoa, porque, como dito, é o organismo que vai eliminar a tinta fragmentada pelo laser.
Não é possível informar o número de sessões necessárias para cada pessoa, pois existe um histórico de tinta que não sabemos, quantidade de tinta, qualidade de tinta, bem como a resposta do organismo. Portanto, a remoção da laser de pigmentos é um tratamento que se deve seguir todas as orientações para um resultado de sucesso ou melhoria do caso.
A aplicação do laser nas sobrancelhas pode levar de 5 a 10 minutos e o encerramento de todo o protocolo levará 30 minutos. E quanto ao intervalo entre as sessões a recomendação é de uma pausa de 50 (cinquenta) dias entre as sessões.
Não é aconselhável o uso de anestésico antes e durante a sessão. É preciso “acordar as células” e, com o uso tópico, as células adormecem naquela região. Portanto, para um melhor conforto, temos a geloterapia.
IMPORTANTE: não há garantias de clareamento ou remoção completa da tinta. E também vale lembrar que procedimentos estéticos com toxina botulínica, laser e fios de sustentação podem perder um pouco do efeito.
Logo após a sessão, é realizada a laserterapia para:
-
estímulo à microcirculação;
-
reparação tecidual;
-
efeito analgésico;
-
efeito anti-inflamatório;
-
efeito antiedematoso.
-
-
CONTRAINDICAÇÕES
-
Queloide.
-
Estado febril (resfriado com sintomas de gripe).
-
Recuperação Cirúrgica (apenas com liberação médica).
-
Gestante.
-
Pós-parto há menos de 6 meses.
-
-
NÃO É RECOMENDADA A REMOÇÃO A LASER PARA PACIENTES EM USO DE MEDICAMENTOS SISTÊMICOS:
-
Corticoides.
-
Anti-inflamatórios não hormonais.
-
Sais de Ouro (Crisíase).
-
Anticoagulantes.
-
Antineoplásicos e imunossupressores.
-
Antibióticos (tetraciclinas).
-
Isotretinoína (Roacutan, encerrado há pelo menos 6 meses).
-
Hidroclorotiazida.
-
Gingko Biloba.
-
Medicamentos tópicos, cosmecêuticos, cosméticos, clareadores (hidroquinona).
-
Ácido retinoico.
-
Peróxido de Benzoíla.
-
Retinol, retinaldeído.
-
-
EXCIPIENTES
Uma semana antes do procedimento, interromper o uso e 15 dias após poderá retornar.
-
NÃO É RECOMENDADA A REMOÇÃO A LASER PARA PACIENTE COM DOENÇAS DERMATOLÓGICAS
-
Bacteriana.
-
Fúngica
-
Viral.
-
-
NÃO É RECOMENDADA A REMOÇÃO A LASER PARA PACIENTE COM DOENÇAS SISTÊMICAS:
-
Diabetes Descompensado.
-
Doenças Hematológicas.
-
Doenças acompanhadas de fotossensibilidade.
-
Doenças Neurológicas: Epilepsia.
-
-
INTERCORRÊNCIAS ADVERSAS
Hipocromia
O pelo pode ficar branco na hora do disparo, porque o alvo do laser é a melanina e os pelos possuem melanina. Então, ele reagirá com a ação do laser e ficará branco na hora do disparo, mas conforme a produção de melanina individual, a cor voltará ao natural e isso é muito relativo, podendo voltar no mesmo dia, após 15 dias ou em até 30 dias, no máximo. Temos um protocolo para diminuir essa ação.
Importante: não usar henna ou tinturas durante o tratamento.
É durante o período de 50 dias após a 1º aplicação que você verá o resultado, pois durante esse período continuará havendo a quebra de pigmento. Ocasionalmente, pode ocorrer hipocromia (um branqueamento da pele). Mas a tonalidade normal da pele pode retornar em um período de 6 a 12 meses após a última sessão de tratamento. Como a tinta utilizada na tatuagem não é padronizada, alguns pacientes podem apresentar clareamento parcial, mesmo após várias sessões de laser. Ainda assim, o laser é considerado o tratamento mais seguro e eficaz na remoção de tatuagens, pigmentação e manchas da pele.Alergia tardia
Embora seja raro, é possível ocorrer a chamada reação pseudolinfomatosa, que pode ocorrer em resposta à tinta vermelha. É uma hipersensibilidade tardia à tinta. Mesmo anos ou décadas depois de cicatrizada, a pele com tatuagem pode trazer alguns problemas como irritações e alergias.
Importante: se houver complicação, é recomendado procurar ajuda médica, principalmente em manifestações alérgicas tardias. Alergia a pigmentos, tintas, sabonetes, produtos pós-procedimentos, filtro solar, anestésicos (tetracaína).Inchaço na região das sobrancelhas
- Alteração de cor da tinta.
- Embora raras: bolhas -
CUIDADOS PÓS-REMOÇÃO A LASER DE PIGMENTOS
-
Nas primeiras 24 a 48 horas após aplicação do laser, você pode usar uma compressa com gelo com uma proteção de toalha para não aplicar diretamente na área, para aliviar qualquer efeito do processo inflamatório ou desconforto.
-
Até a completa cicatrização, certifique-se de limpar o local com sabonete líquido antibacteriano (Protex, Soapex, entre outros) e secar com toques suaves. Uma pequena quantidade de pomada “Neomicina” deve ser aplicada na área até três vezes ao dia, durante os cinco primeiros dias.
-
As áreas tratadas podem ficar sensíveis à alta temperatura. Banhos gelados oferecerão alívio.
-
Evite esfregar agressivamente, usar esfoliantes ou esfregar com escovas até a área ter retornado ao seu estado pré-tratamento.
-
Não praticar atividade física que cause transpiração excessiva nas primeiras 24 horas.
-
Maquiagem só é permitida após 3 dias.
-
Não se expor ao sol durante o tratamento.
-
Evitar vapor quente: panelas, secadores de cabelo, banheiras e banho quente.
-
Evitar piscina, mar e cloro.
-
Não coçar, não tirar casquinhas de cicatrização para evitar marcas e manchas.
-
Não passar henna/tinturas.
-
Não utilizar protetor solar com cor (somente sem cor).
-
Iniciar o uso de protetor solar somente após 15 dias.
-
Não usar esfoliantes e/ou ácidos.
-
Não esfregar a área durante o tratamento.
-
Até a recuperação completa da pele, aplicar somente o "Cicaplast Balm B5" – La Roche (três vezes ao dia, se incomodar).
-
Qualquer mudança em seu cotidiano, por favor, informe-nos.
-
Após iniciar o uso do creme reparador "Cicaplast Balm B5" (aplicar durante 10 a 15 dias por três vezes ao dia para uma hidratação contínua) uma casca, bolha de água ou crosta pode se formar, o que é normal.
-
Tenha cuidado para não esbarrar na área ou permitir que a casca ou crosta seja cortada ou rompida. Se isso acontecer, o local poderá ficar infeccionado.
-
Manter o local sempre limpo e hidratado.
-
Não coçar, arranhar ou retirar bolhas ou crostas que possam se formar, a fim de evitar cicatrizes, manchas ou marcas posteriormente.
-
Não expor a região tratada ao sol durante todo o tratamento.
-
Não expor a região tratada a qualquer tipo de contaminação até que a pele se recupere completamente.
-
Não aplicar qualquer cosmético na área tratada.
-
Não nadar (especialmente em piscinas com produtos químicos, banheiras quentes, saunas ou jacuzzis) e atividades que causem transpiração excessiva.
-
Qualquer reação adversa, entrar em contato imediatamente com a clínica.
-
Para não prejudicar o processo de cicatrização e não desenvolver complicações como inflamações, infecções ou queloides, evitar os seguintes alimentos pelo prazo de sete dia:
-
carne de porco;
-
ovos;
-
peixes;
-
frutos do mar;
-
frituras;
-
pimentas;
-
temperos;
-
condimentos;
-
conservantes.
-
-
-
SURGIMENTO DE BOLHAS E EFEITOS TÉRMICOS DO LASER
É bastante comum o aparecimento de bolhas após tratamentos de remoção de tatuagens a laser, especialmente em determinadas cores. Embora a remoção a laser de qualquer cor possa desenvolver bolhas, é mais comum ter bolhas nas cores vermelha, amarela, laranja e preta. Quando as bolhas se formam, o tamanho da bolha é geralmente relacionado com o tamanho da área da tatuagem, ao passo que pequenos pontos vermelhos evoluirão com pequenas bolhas.
Quando grandes bolhas se formarem, não entre em pânico. Isso é muito comum e é uma reação normal. Os efeitos após a remoção de tatuagem muitas vezes imitam o de uma queimadura de segundo grau. A diferença, porém, é que o dano tecidual permanente não ocorre com a remoção de tatuagens a laser.
-
O QUE FAZER QUANDO APARECEREM GRANDES BOLHAS APÓS A REMOÇÃO DE TATUAGEM A LASER?
-
Utilize curativos mais soltos, mantendo a área coberta e aplique a medicação recomendada várias vezes ao dia, trocando sempre o curativo quando necessário.
-
Evite ao máximo romper as bolhas, pois elas protegerão a área até a completa cicatrização da pele, evitando infecções e o aprofundamento da ferida, evitando desta forma o aparecimento de cicatrizes.
-
Antes de trocar cada curativo e aplicar a medicação, sempre certifique-se de ter lavado bem as mãos. Isto é para ajudar a prevenir a infecção secundária da tatuagem, porque esta é a principal complicação associada à remoção de tatuagens a laser.
-
Caso haja a formação de bolha muito grande que lhe cause muito desconforto ou caso você fique com medo da bolha se romper, procure assistência da clínica para esvaziar a bolha através de um pequeno furo feito com uma agulha estéril e descartável. Isto vai ajudar a manter a pele intacta, enquanto a área se regenera de dentro para fora. Às vezes é necessário lancetar a bolha múltiplas vezes para que ela se esvazie.
-
-
SERÁ QUE A PELE IRÁ CICATRIZAR NORMALMENTE, MESMO APÓS A FORMAÇÃO DE UMA GRANDE BOLHA?
Absolutamente! Após os cuidados pós-laser serem feitos de maneira adequada, como descrito acima, a pele estará regenerada em poucas semanas. Normalmente as bolhas aparecerão dentro de 24 horas após o tratamento do laser, embora em alguns casos aconteça o surgimento de bolhas dentro de 72 horas após o tratamento de remoção. Sempre é bom lembrar que cada pessoa e cada tatuagem são diferentes, portanto, diferentes graus de reações são normais e esperados. De maneira prática, quando normalmente vemos a formação de bolhas após os tratamentos, vamos ver melhor o esmaecimento desta tatuagem.
O acompanhamento após o tratamento do laser é muito importante, para que haja uma regeneração da área tratada, livre de infecção e de cicatriz. Sempre entre em contato com a clínica caso algo diferente esteja acontecendo, para que as medidas cabíveis sejam tomadas o mais rápido possível.
-
INVESTIMENTO
- REMOÇÃO DE SOBRANCELHAS MICROPIGMENTADAS
1ª sessão: R$ 350,00 à vista ou em até 2x com juros no cartão
A partir da 2ª sessão: R$250,00 à vista ou em até 2x com juros no cartão- REMOÇÃO DE TATUAGENS PEQUENAS
O valor da remoção de tatuagens deverá ser consultado em uma consulta prévia.